quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Salvando Pássaro

Olá, olá queridos amiguinhos...

Nosso primeiro post vai ser uma história real.  It is very very true. Vamos começar.
Uma bela tarde cheguei em casa e encontrei uma Rolinha jogada no chão. Ela sangrava. É de costume eu encontrar passarinhos mortos, pois meus cachorros têm o costume de caçar pássaros - Ah meus babys... Não gosto nem um pouco que eles façam isso.
Mas voltando ao assunto, encontrei o passarinho e ao lado dele estava uma de suas asas. Isto mesmo, ele estava sem asa. Essa cena me chocou, meus cachorros haviam arrancado a asa toda, só ficou o cotoco do osso, como podem ver na imagem abaixo:
 

Como sou leiga e ainda não estou na faculdade, fiquei pensando: “o que será que eu faço?” “Tenho que dar pontos?” “AI, ELE VAI TER INFECÇÃO!!!” Tirando isso a primeira coisa que veio à minha mente foi : “Tenho que limpar a ferida”. E isso é preciso limpar com soro, porém o grande problema estava aí, eu não tinha soro em casa. Entretanto, como a internet é maravilhosa, encontrei uma receita para soro caseiro, só precisaria de água pura.
Para a minha sorte eu tinha água Deionizada (que é uma água mais pura, não contém íons e sais minerais, não conduz eletricidade, FISICA É VIDA). Bem, eu tinha essa água porque eu havia feito um experimento em física e eu precisava dela. Enfim, peguei-a e a coloquei em uma tampinha de garrafa, depois bem pouquinho de sal e um pouquinho de açúcar (eu experimentei para ver se não tava muito doce ou salgado mas vai de cada um se quiser experimentar kkkkkk’).
Com um pano eu fui limpando a ferida, mas o osso estava exposto. Foi ai que lembrei que o pai de uma amiga minha é veterinário, então pedi um help e para minha sorte, de novo, eu estava fazendo tudo certo. Eu só tinha que ficar limpando durante uma semana (sem tampar a ferida) e tentar fazer a rolinha comer e beber água e esse era o problema, ela não queria fazer isso e eu não queria que ela morresse – já tive experiências de cuidar de outros pássaros. Um filhote de Sabiá que caiu do ninho. Depois de dois dias apareceu um gato e comeu ele. E um filhote de Bem-te-vi que estava muito ferido e eu não tinha muito que fazer -. Foi ai que pegue uma haste-flexível (cotonete), molhei na água e coloquei no bico e ele tomou. E também abri o bico e dei miolo de pão molhado. A Rolinha comeu um pouco.
Depois de uns três dias ela começou a comer sozinha e a crescer pena ao redor da ferida. Hoje ELE está muito bem, se chama Cotoco.  O Cotoco adora comer e cagar. Gente é tipo Sabiá, come e caga kkkkk!!!
Tirando isso ele ainda é bem arisco porque, né...  Era um animal “selvagem’”, de rua. Por isso não é muito acostumado com contato humano.
Mas assim pessoal, se o pássaro ainda tiver condições de voltar à natureza, por favor devolva-o! Não o deixem trancado em uma gaiola sendo que poderia estar voando no nosso imenso céu. Eu não pude devolver o meu à natureza, pois um pássaro não voa com uma asa só, mas se eu pudesse ele já não estaria mais aqui e sim no seu habitat natural.
Bem a historia é essa. Obrigada por lerem. Até a próxima!!! J

Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário