quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Tartarugas

Olá leitores amantes de bichos, irei falar nesta matéria sobre a diferença entre tartarugas, cágados (tartarugas de água doce) e jabuti (tartarugas terrestre). São répteis pertencentes da ordem testudinatas. Decidi fazer uma matéria sobre isso, pois é uma duvida presente entre as pessoa e até eu me surpreendi com algumas características.
Tartarugas Marinhas
Elas habitam os oceanos de zonas tropicais e subtropicais. Também existem aquelas de água doce que são parecidas com cágados porém tem as pastas em forma de remo que ajuda a locomoção. Bom e como acabei de dizer as tartarugas marinhas se diferenciam das outras por terem suas patas nesse formato de remo, e outra característica sua é que ao se esconder dentro do seu casco elas não dobram sua cabeça para o lado.
Seu corpo tem um formato meio achatado o que facilita se movimentar na água e seu casco é mais alto que o do cágado. São migratórias e orientam através do campo magnético terrestre e só saem da água para por seus ovos. Onde se arrastam pela areia da praia e cavam um buraco e depositam seus ovos (de 50 a 100 ovos). Sua dieta é baseada em medusas, camarões esponjas (isso mesmo o Bob Esponja) e águas vivas.
Tem-se 7 espécies de tartarugas marinhas, e estima-se que todas elas estejam ameaçadas de extinção.
Tartaruga Cabeçuda

Tartaruga de Pente

Tartaruga Verde

Tartaruga Oliva

Tartaruga de Kemp

Tartaruga de Couro

Tartaruga Marinha Australiana

Tartarugas de Água doce ou Cágados.
Os cágados vivem em rios ou lagos, entretanto é comum vê-los tomando sol na beira, porém são mais ágeis na água. Seu casco é mais achatado, possui um pescoço longo e suas patas têm dedos com membranas e unhas. São animais carnívoros e adoram se alimentar de peixe.


Tartarugas Terrestres ou Jabutis.
São exclusivamente terrestres, não gostam nem um pouco de água. Eles possuem têm um casco alto e suas patas traseiras são cilíndricas, parecidas com a de um elefante. Eles comem de tudo porém possuem preferencia por vegetais.
Nos machos a parte vertical do casco (plastrão) é côncavo o que facilita na hora de copular, pois se encaixa na fêmea. E por ultimo e não menos importante, são animais extremamente lentos (lembra-se do conto da lebre e a tartaruga então temos ai o jabuti hahaha).


Se tiverem duvidas, curiosidades e ideias para novas matérias deixem nos comentários. Compartilhem e divulguem para nos ajudar a crescer e aprimorar nossos post.

Juliana.


Referências:
Tartaruga Marinha. http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/tartaruga_marinha.htm
Tartaruga Marinha. https://pt.wikipedia.org/wiki/Tartaruga-marinha

http://diariodebiologia.com/2012/01/como-diferenciar-tartaruga-jabuti-e-cagado/

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Animais da Zona Abissal - Parte 1

E aí, povo! Mais um postzinho pra vocês e, de novo, sobre algo que gosto demais! Esse aqui se refere aos enigmáticos e ainda tão desconhecidos animais da zona abissal, a escuridão mais fascinante que se tem notícia! Vamo lá! AH... essa será somente a parte 1!
PEIXE DIABO NEGRO (Melanocetus johnsonii)
Esta coisinha tem um nome que muitos concordariam lhe fazer jus. O peixe Diabo Negro encontra-se a profundidades de 100 a 5 mi metros e não há um oceano em especial para achá-los. A fêmea dessa espécie chega a ter 15 cm. a mais que o macho- pra ver a diferença- e o curioso é que ele sempre anda junto a ela, por questões de sobrevivência. Para atrair uma presa, ele utiliza de uma estrutura luminescente no topo da cabeça, a luz emitida em meio a escuridão chama a atenção de outros animais e quando eles se aproximam- aí...vocês sabem...já era! Olha, só.... É o perseguidor do “Procurando Nemo”.
LULA VAMPIRA DO INFERNO (Vampyroteuthis infernalis)
Pra quem achava que de diabos já bastava o acima, esta aqui diz que o buraco é mesmo mais embaixo. Lula vermelha do INFERNO é um cefalópode único. Só esta espécie consegue viver com tão pouco oxigênio, a uma profundidade de cerca de 400 a 1000 metros.  Possui apenas um filamento com bipartições- em outras palavras é essa “saia”. Seus hábitos alimentares são pouco conhecidos, mas sabe-se que dentre os quais estão os pequenos crustáceos. Circunda a América, a lindinha vive tanto no oceano Pacífico como no Atlântico.
PEIXE- VÍBORA (Chauliodus sloani)
Mais um bem atraente! Peixe-Víbora é outro que está pelos oceanos sem especificar qual. Vive a cerca de 2500 metros de profundidade e seu comprimento é-  dá um medinho até, mais pela cara do que pelo corpo- 20 a 35 cm (número variável). Os dentes desse ser são recordistas no mundo animal, possuem o título de maiores dentes se comparados ao tamanho da cabeça em si. Pra ter uma ideia, toda vez que ele vai se alimentar, precisa abrir a cabeça e esticar os dentes até que eles fiquem mais ou menos numa linha horizontal e aí sim capturar a presa, engolindo-a inteira. É um empalador.
QUIMERA (Chimaeriformes)
Fofa, né? Parece um Pokémon.
Quimera, ou peixe rato, ou Tubarão fantasma, ou um bocado de outros nomes populares, é um peixe cartilaginoso cujo corpo tem características do das arraias e tubarões. Vive a 900 metros mar abaixo. Existe cerca de 30 espécies delas e todas chegam a, no máximo, 1 metro de comprimento. Sua fecundação é interna e ela se alimenta de camarões, moluscos ou até mesmo alguns ouriços- do- mar.
POLVO DE ANÉIS AZUIS (Hapalochlaena maculosa)
Esse é lindo! Sem ironias. E perigoso!
*há informações de que esse animal seria da zona abissal, apesar de que hoje em dia se encontra a espécie a até 30 metros, anes de falar besteiras, foquem nesta nota.
Vive no mar perto da Austrália- sempre ela! É bastante conhecido por seu veneno extremamente mortífero, a tetrodotoxina. Alimenta-se de pequenos camarões e caranguejos. Chega no máximo ao tamanho de uma bola de golfe e é o assassino mais bonito do oceano!

ENTÃO, GALERA...
É ISSO POR ENQUANTO, LOGO ESTÃO CHEGANDO MAIS POSTS POR AÍ, INCLUIDO A PARTE 2 DESSE AQUI!
VOLTEM PRA VISITAR!
VALEW!
Juliana*
AH...não vamos esquecer das fontes dessa matéria:

Diferença entre Onça e Leopardo

Olá leitores, hoje vamos falar de algo que até então eu tinha dificuldade de diferenciar. Sim isso mesmo, para mim onça e leopardo eram iguais, mas após muitas pesquisas eu pude contatar que existem várias diferenças entre esses dois grandes felinos e eu vou falar um pouco delas para vocês.
Primeiramente vou falar das características da Onça.
  • Ela pode ser chamada de jaguar e é o maior animal da América latina. Se não digo errado, ela é em grande predominância no Brasil. Mas já escutei que essa espécie é exclusiva aqui do território brasileiro;
  • O formato de suas manchas é uma roseta com pontos pretos em seu interior;
  • Seu comprimento é maior chegando a 1,80m e sua mandíbula é mais larga (consequentemente sua cabeça é maior também). Outro aspecto é seu abdômen mais largo que aparenta um barril;
  • A fêmea pesa em média de 85 a 90kg e o macho de 110 a 120kg;
  • As onças não possuem um grande costume de subir em árvores, mas é comum elas subirem, porém por sua cauda ser menor ela acaba não tendo muita estabilidade para escalar e permanecer na árvore. Também podemos dizer que ela adora uma água.
Agora vamos para as características do Leopardo.
  • Ele é mais conhecido como pantera, sua distribuição é pelo território da África e pelo continente asiático;
  • Ao contrário das onças suas pintas são mais agrupadas, em formato circular e sem pontos no centro;
  • Pode medir 1,50m, suas mandíbulas e abdômen são menores;
  • Passam grande parte em cima das árvores e sua longa calda ajuda na estabilidade para permanecer lá;
  • As fêmeas podem pesar em média 20 a 60kg, já os machos de 40 a 80kg;
  • Não possuiu uma grande afinidade com água, evitando ao máximo ter que passar por ela.

Espero que tenham gostado, compartilhem, curtam e comentem. Nos ajude a crescer, obrigada.
Juliana.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

LÍRIOS

E aí, gente! Olha, só, quem não gosta de flores, hein? Tá, muita gente... Mas acredito que não quem chegou aqui, certo? Hehehehehehehehe! Eu tenho uma única flore preferida. Nossa, demais! E aí resolvi compartilhar as variações dela que me tocam mais.

Eis aí alguns tipos de LÍRIOS:

Lírio Peruano ou Alstroeméria- (Alstroemeria aurantiaca)





Sterling Star (Hymenocallis caribaea)

 



Lírio de tigre (-Lilium lancifolium ou Lilium tigrinum ou Lilium leopoldii)

 



Lírios da Chuva (Zephyranthes)
Juliana*

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Corujas

Olá galerinha, estou de volta (desculpe pelo sumiço). Bem hoje irei falar sobre corujas, um animal que eu desenvolvi uma certa paixão, porque minha mãe adora corujas e acabei adorando também (como se eu não adorasse todos os animais existentes).
Continuando, existem varias espécies de corujas, 126 espécies (segundo pesquisas que fiz) portanto selecionei algumas para falar delas.

·         Coruja-de-igreja (Tyto alba)
Bem essa é a minha favorita, eu simplesmente amo muito. Essa coruja me aparentar ter um jeito dócil, amável e inocente. Talvez seja seu rosto em formato de coração que me fez adora-la tanto. Quem certamente viu a lenda dos guardiões (aquele filme animado de coruja) já conhece essa espécie, que no caso é o protagonista do filme kkkkkk’
Agora vamos aos fatos, essa coruja possuiu vários nomes populares porém um dos mais comum é coruja-de-igreja porque ela tem costume de fazer ninho em torres de igrejas. Ela mede 36 centímetros de altura e sua envergadura varia de 75 a 110 centímetros. Para identificar uma presa ela usa a audição, para localizar e sua alimentação é constituída por roedores e insetos. Sendo que quando ingerido seu estomago separa a ‘carne’ dos ossos, os mesmo são regurgitados.  
Ela é encontrada em toda a América, incluindo todo o Brasil com exceção de matas muito densas.
P.S. se alguém ver essa coruja por favor me fale, sou terrivelmente apaixonada por ela.
P.S.2 Como já havia começado essa postagem há muito tempo eu ainda não havia visto uma coruja, porém recentemente eu vi um monte delas. Sim me apaixonei mais ainda.


·         Coruja-das-neves (Bubo scandiaca)
Agora vamos falar sobre a Edwiges (bem quem gosta de HP vai saber), ook voltando ao foco. Possui uma pelagem branca e espessa ,o que ajuda ela se camuflar na neve e resistir no frio extremo. Seu bico é grande e arredondado, de coloração preta e grande parte dele é escondido por sua penugem. Possuem íris amarela e grande assas largas, o que permite a nossa Edwiges a voar rente ao solo e/ou perseguir pressas em alta velocidade.
Ela pode atingir cerca de 73 cm de comprimento e sua envergadura é em media 170cm. Sobre a cor das plumagens é interessante ressaltar que os machos são inteiramente brancos e as fêmeas possuem manchas pretas. Ao se acasalarem, o que ocorre entre os meses de maio e setembro, a fêmea pode colocar de 3 a 11 ovos. (Super mamãe).


·         Coruja Buraquiera (Athene cunicularia)

Bom essa é uma das corujas que eu mais vejo, quase em toda a esquina, brincadeira, mas ela é bem comum na região que eu moro então vamos a algumas informações desta bela ave.
Ela é uma nanica, sim gente ela é de pequeno porte com apenas 23 cm, a coisa mais fofa que existe. Sua coloração é marrom, cor de terra, pode até variar nuns tons de ferrugem. Elas vivem geralmente em campos, pastos, restingas, planícies, desertos e praias.

E como o nome já diz ela mora em buracos, que usa para descansar, se esconder e como ninho. Onde cava com as patas e bicos, porém ela é muito fresca e preguiçosa e prefere tocas já prontas, ou seja, feita por outros casais ou animais como tatus, texugos, esquilos de chão ou cachorros da pradaria. Geralmente, essas tocas são somente ocupadas por casais. É uma corujinha muito tímida mas tem exceções com os seres humanos.


·         Mocho de Faces Brancas (Ptilopsis granti)

Situa-se no sudoeste da África esua estatura vai de 22 a 28cm. Uma grande curiosidade dessa coruja é que ela pode modificar sua aparência, EXATAMENTE UM CAMALEÃO COM ASSAS, brincadeira pessoal, a sua habilidade é poder aumentar eu corpo para se defender de outras corujas, ou diminui-lo para se camuflar. SIM ELA É GENIAL.


·         Coruja de Crista (Lophostrix cristata)

Bem podemos encontrar essas amiguinhas de crista no sul do México, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador e no norte do Brasil (acho que elas gostam de Hablar español). Ela pode chegar ate 43 cm, com sua coloração, no dorso, de marrom escuro com manchas brancas. As partes inferiores variam do cinza a marrom claro, seu rosto é marrom com um V, a crista, branca.


E com isso finalizamos esta matéria sobre coruja, espero que tenham gostado e desculpem por ter ficado tanto tempo sem postar, voltaremos a regularidade e em breve teremos outro post.
Por ultimo e não menos importante, compartilhem, comentem e divulguem para podermos crescer e fazer muitos posts legais.
Juliana.